Wednesday, March 26, 2008

Última semana de Março

Quinta, 27 de Março
Festival ADA - Grupo de Percussão do E.S.M.A.E.

Sala Espelhos, 24horas

O Grupo de Percussão surgiu como resultado do primeiro curso de percussão de nível superior aberto em Portugal, em 1994, pela Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto (E.S.M.A.E), sendo composto por alunos e professores do Curso de Percussão da E.S.M.A.E.

Sendo o trabalho de Música de Câmara realizado fundamental para a formação dos alunos, este grupo tem como principal objectivo dinamizar a actividade pedagógica da Classe de Percussão através da realização de concertos, tornando-se num importante veículo de enriquecimento pedagógico.

O grupo tem realizado concertos nomeadamente no Teatro Helena Sá e Costa (Porto), Galeria Servartes (Porto), Teatro Sá de Miranda (Viana do Castelo), Quinta da Bonjóia, Palácio de Cristal, Casa da Música, entre outros locais.

Nesta apresentação o grupo interpretará repertório representativo de algumas tendências que caracterizam a Percussão erudita do século XXI.


Quinta, 27 de Março
Festival ADA - Exposição ACTION IN A BOX

22.30h, Galeria

A exposição ACTION IN THE BOX, redescobre a relação entre acção e a sua documentação apresentando vídeos de participantes do AdA Festival em acção. A acção, momento de expressão livre, capturado pela câmara, será colocada dentro da caixa: a caixa, o espaço da galeria muitas vezes denominado white cube, mas também a caixa como a tv, o computador ou o leitor de dvd.

ACTION IN THE BOX, estará aberta ao público de 27 de Março 2008 a 12 de Abril 2008.


AdA é um festival de artes performativas que cruzam a fronteira entre artes visuais, música, dança e teatro. A primeira edição deste evento acontecerá no Porto de 10 a 12 de Abril de 2008.

http://adafestival.blogspot.com

Quinta, 27 de Março
Funkalicious - concerto - Sala Palco

Composto por elementos pertencentes a vários projectos musicais (Expensive Soul, Mesa, Sloppy Joe, etc..), este projecto nasceu de uma vontade de reavivar o som que fez balançar o mundo nos anos 60 e 70, tocado com o natural respeito mas com o horizonte assente no futuro do funk ao soul, são vários os clássicos abordados, espalhando assim a magia da época dourada da música negra. Nomes como James Brown, Aretha Franklin, Stevie Wonder, Jackson Five,etc… são homenageados a cada nota que a banda transpira.

Os cinco elementos que formam "The Funkalicious" são na voz Marta Ren, na guitarra Nuno Mendes, no baixo Sérgio Marques, nos teclados Eurico Amorim e na bateria Roger.

Quinta, 27 de Março
Festival ADA - Performance 'Apresentação Pública' de Cristiana Rocha

21.30h, Galeria

“Apresentação Pública”

Gosto da ideia de concentrar, de misturar, de baralhar e interessa-me começar, desde o primeiro momento, a desmontar o protocolo do espectáculo, anulando por exemplo o espaço de foyer e a ideia de início. As pessoas compram o bilhete e entram directamente em palco, no qual esperam, convivem com os artistas, programadores, técnicos e público que vá chegando, sendo a proposta inicial esse convite ao observador para estar dentro e fazer parte integrante do espectáculo. Acesso directo aos mecanismos de construção, proximidade entre todos os agentes do espectáculo, redefinição de papéis.

Direcção artística: Cristiana Rocha

Interpretação e co-criação: Cristiana Rocha, Loup Abramovici e Susana Chiocca

Fotografia: Paulo Pimenta

Design: Firegirl

Música: Pixel82

Vídeo: Eva Ângelo

Luz: Mário Bessa

Observadora: Gabriela Vaz-Pinheiro

Produção Executiva: Núcleo de Experimentação Coreográfica

Co-produção: Festival da Fábrica

Patrocínios: Ramos Pinto e Vitalis

Agradecimentos: ESMAE, Balleteatro, Ginasiano Escola de Dança, Fundação Serralves, Plano B, Café au Lait

Projecto apoiado pelo Ministério da Cultura / Direcção-Geral das Artes

Quinta, 27 de Março
Festival ADA - Performance 'Areias Movediças'

23h

"Areias Movediças"

Transportar o estado da Terra para uma moldura performática foi o item de partida para a elaboração deste projecto. Procuramos reflectir as relações, que nós, intérpretes, também portadores de um inconsciente colectivo, estabelecemos com este espaço físico que é a
Terra. Estas reflexões conduziram-nos a delinear a obra em vários capítulos, onde cada um deles é dotado de uma atmosfera particular, onde o movimento nasce na forma de expressão reflexiva, articulado, combinado e/ou coexistindo com outros elementos cruciais para a criação do sentido deste evento (a música, as imagens e os diferentes materiais).

Título: Areias Movediças
Área: Dança/vídeo/música
Intervenientes: Eva Azevedo, Paulo das Cavernas, Vanessa Fernandes

Sexta, 28 de Março
YUKSEK (Fr) + Twin Turbo - sala cubo

YUKSEK is one of the front runners of the new wave of French electro. His productions and remixes released on I'm A Cliché, Rise & Relish have captured the interest of many and have been playlisted by Pedro Winter, Andrew Weatherall, Freeform Five, Mylo, Laurent Garnier, Justice, Detect etc.
Since 2005 he has played many gigs in France (Nouveau Casino, ParisParis, Panik, Point Ephémère, etc.) and abroad (MEG festival in Montreal). Alone on stage with his machines and a microphone, he goes back to the origins with his no-nonsense old school sound.
YUKSEK thrusts his very own sound : an orderly mess mixing hip hop and techno rhythms, pop structures, dry & accurate sounds. Yet sobriety and the art of the thumping beat dominate his act, so much so they are the heart of his production : hybrid music for subtle dancefloors, appealing to one's mind as well as one's legs.
www.myspace.com/yuksek
www.myspace.com/twinturbodjs

Sexta, 28 de Março
João Dinis -Sala palco

Sábado, 29 de Março
Kitten + The Legendary Tigerman - dj set - sala palco

Sábado, 29 de Março
You Should Go Ahead - Concerto - sala palco

Sábado, 29 de Março
CHOP! CHOP! - Dj Flakka vs Fulano 47 - sala cubo

0 Comments:

Post a Comment

<< Home