Wednesday, April 09, 2008

2ª Semana de Abril

Quinta, 10 de Abril
The Bleeps (UK) - concerto - sala palco


www.myspace.com/thebleeps

Após o concerto, Dj Set: Atomic Girls

Sexta, 11 de Abril
StressLess Project (10º aniversário)- sala palco

Depois de percursos individuais como DJs residentes e freelancers, Jack Malipan e Tiago Dias formaram o Stressless Project em 1998.
Ao longo dos anos marcaram presença nos melhores Dance-Clubs e principais Festivais de Portugal, destacando casas como Pacha, Industria, Locomia, Fragil e Vaticano, e eventos como o Cosmopolis, Elektro Parade, Vilar de Mouros, CBT, Moda Lisboa e Portugal Fashion entre outros.
Internacionalmente, actuaram na Europa e Asia, passando por China, Inglaterra, Espanha, Alemanha, Eslovenia, Romenia, Suecia, Letonia, Noruega, Ucrania, Estonia, Finlandia, Turquia e Russia, em casas como Bar Rumba (Londres), Weekend (Madrid), Skansen (Oslo), Unique (Dusseldorf), Sky 21 (Macau), Kinyobi (Helsinki) e Par (Sao Petersburgo) entre muitas outras, para alem de actuacoes em varios desfiles de moda em Madrid, Barcelona e Istambul.
De private Clubs em Londres para 100 groovers ate uma rave na Letonia para 12,000, a união das suas sonoridades cria um ambiente Deep e Funky House com influencias Soul/Latin/Disco, aliados aos ritmos mais fortes da Electronica recente, elementos catalizadores de reacções electricas nas pistas da especialidade, como comprovaram ao lado de nomes como King Britt, Francois K, Jazzanova, Sandy Rivera, Koop, Miguel Migs, Osunlade, X-Express 2, Phil Asher, Bob Sinclair, Faze Action, Harvey, Cosmo, Kid Loco, Gilles Peterson, Kruder & Dorfmeister, Nitin Sawhney, Rainer Truby, Nicola Conte, Bent, Metro Area, Marshall Jefferson, Rob Mello entre muitos outros.
Alem da actividade como Djs desenvolveram projectos de sonorizacao de varios espacos e na organizacao de eventos comecaram com festas regulares Stressless em varios espacos do Porto desde 1998, ate eventos como o Festival Transatlantik de Ponta Delgada, sendo tambem responsaveis pelo Booking de artistas para varios eventos em Portugal e Europa.

Sexta, 11 de Abril
Extensão Festival Cinema INDIELISBOA


Sexta, 11 de Abril
Dj Manaia - Sala Cubo

Sexta, 11 de Abril
Femme Fatale - concerto sala palco


"Daqui ao lado, da nossa vizinha Espanha, chegam-nos os FEMME FATALE, banda constituída pela vocalista Flo e pelo músico Dave Zorton.
O grupo acaba de editar o seu homónimo segundo álbum, disco que foi produzido por Ian Cooper, senhor que já trabalhou com gente tão ilustre como David Bowie, Joy Division, Iggy Pop, Kate Bush e Human League, entre muitos outros.
A sonoridade do duo anda algures entre uns Goldfrapp, uns Ladytron, uns Vive la Fete e uns Moloko dos bons tempos."

in Planeta Pop

[ + info]: Femme Fatale

[videos]: "Berlin" | "Movin...On"

Sábado, 12 de Abril
Maral Salmassi (Iran/ Germany) - sala cubo

Sábado, 12 de Abril
Festival ADA - Performance 'Variações de Penumbra' de Catarina Miranda

22.45 horas, Sala Palco

Please, carry me to the door! /VARIAÇÕES DE PENUMBRA
Estudo de movimento por entre a penumbra.
Estudos de superficies.
Acçäo geográfica de 1 corpo em constante relaçäo com 3 coordenadas espaciais e uma linha de público.
(ou vice-versa)
VARIACOES GEOLOGICAS.
VARIACOES GEOGRAFICAS.
VARIACOES DE SUPERFICIE.
VARIACOES COREOGRÁFICAS.

Sábado, 12 de Abril
Fritus Potatoes Suicide - sala cubo

Sábado, 12 de Abril
Live Act Wolfgang Frisch & VJ Timo Novotny - Sofa Surfers (Áustria)

www.myspace.com/sofasurfers

Após o live-act: Dj Set Nuno Mendes



Sábado, 12 de Abril
Festival ADA - Performance 'O Lagarto' de Mathieu Bohet (France)

23.30 horas, Sala Palco


Fonte de fantasmagoria de todo tipo, esse pequeno animal da família dos répteis, pode gerar sentimento de atracção e ao mesmo tempo de repulsão. Segundo as culturas é símbolo das forças maléficas ou também pode ser um ajudante muito poderoso. Relacionado à sexualidade em muitas de suas histórias, a sua figura aproxima-se à da serpente, é um ser inteligente veloz e dotado de umas armas infalíveis para proteger-se.

Numa acção de aproximadamente trinta minutos, gostaria de utilizar esse símbolo para gerar uma séria de situações relacionadas a esse animal e às suas áreas de representação na nossa cultura. Misturando os meios, construindo objectos, confeccionando fantasias, como prolongamento do corpo, quero intervir diante de uma projecção de vídeo, mudando de pele como um camaleão, e “reptando” pela parede como o lagarto.

Sábado, 12 de Abril
Festival ADA - Performance 'Olhar o Tempo no Tempo' de Alex Riener (Austria)

24.15 horas, Sala Cubo

NACH DER ZEIT IM TAKT SEHEN (orig. german title)
TO LOOK ON TIME IN TIME (engl. translation)

"Time travels in divers places with divers persons". William Shakespeare (As You Like It)


OLHAR O TEMPO NO TEMPO

Tudo se move, a velocidade parece não parar em nada nem em ninguém, contudo cada corpo tem seu próprio
tempo – dependendo do ambiente e do olho do observador. As fotografias agem como um narrador desta contradição aparente: embora a paralisação seja imanente à sua aparência, ela reflecte o movimento.

No “museu”, como espaço do evento, ambos os protagonistas imergem na relação entre o estático e o movimento. Neste sentido, existe na acção, uma actriz (estático) e uma bailarina (movimento), em que cada uma representa um mecanismo diferente de movimento e neste caso também de velocidade.


A performance ganha sentido com a utilização de fotografias com respectivas descrições, fragmentos do texto “As you Like it” de William Shakespeare e de uma música única criada para a performance.

É uma performance de contradições, pois enquanto a bailarina acelera nos movimentos que são os mesmos
das fotos e parecem corresponder ao texto que a actriz lê ("As you Like it"), esta vai lendo cada vez mais lentamente, vai falando as palavras num ritmo oposto ao da bailarina.

A acção termina quando ambas se colocam por detrás de uma projecção que tem vindo a acompanhar a acção.
Cada formato necessita do seu próprio tempo. Não existem absolutismos.

Conceito/Direcção: Alex Riener
Sonoplastia: Wolfgang Frisch
Actriz: Melita Jurisic
Bailarina:Caroline Decker

The performance premiered in Dortmund, Germany, during the off limits – Festival for Theatre and Dance on 27th of August 2007. Showings in Vienna ( 13th+14th of March, WUK) and other German cities are planned, but not fixed yet.

A production by dielaemmer eV in co-production with artscenico eV.
Thanks to Land Oberösterreich (Austria) and Österr. Kulturinstitut Berlin.




Sábado, 12 de Abril
Festival ADA - Performance 'Bórgia' de Mariana Amorim

22 horas, Sala dos Espelhos


Depois de Bathory, e tendo como base de estudo mulheres de várias épocas históricas que tenham gerado polémica na altura, irá abordar-se a Bórgia.

Lucrécia Bórgia que dizem os mitos matou os maridos com o veneno que carregava num anel. O que se salienta na Bórgia é o poder.

Pretende-se explorar o poder, a manipulação, submissão, ordem e comando através do movimento e do trabalho de corpo. Usando uma simples frase de movimento, baseada no poder sobre o outro, na manipulação e condução; uma mesma frase para dois corpos e espaços distintos e brincando com as bases da composição coreográfica, o resultado desejado serão materiais variados que possam ser moldados pela criadora em qualquer momento, isto é, a peça coreográfica poderá ser vista em pequenos momentos e em diferentes espaços.

Intervenientes
Mariana Amorim – criadora
Cláudia Eiras – intérprete
Sara Rodrigues – intérprete




2 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the Smartphone, I hope you enjoy. The address is http://smartphone-brasil.blogspot.com. A hug.

6:45 AM  
Anonymous Anonymous said...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the Notebook, I hope you enjoy. The address is http://notebooks-brasil.blogspot.com. A hug.

6:45 AM  

Post a Comment

<< Home